
Organizando a Casa
Recebendo Visitas - Como servir Parte I
Sempre quando vou receber visitas em casa, ou até mesmo preparar uma refeição especial para meu marido bate aquela dúvida: Como servir? Como dispor a louça? Onde deixar as travessas com as refeições? Utilizar flores ou outros itens de decoração?
Foi pensando nisso que resolvi escrever um pouco sobre o que aprendi em minhas incansáveis pesquisas no momento de organizar a recepção de convidados ou preparar uma linda mesa para aquele momento especial.
A primeira coisa que penso quando vou organizar uma recepção é quanto à formalidade e quantidade de convidados, pois, com essas informações é bem fácil decidir qual tipo de serviço vou utilizar no evento, pois cada tipo de serviço pode se encaixar em um evento específico.
Os serviços que mais utilizamos são o americano, à brasileira, franco-americano e francês. Vamos falar um pouco sobre eles.
Para recepções mais informais vamos utilizar dois tipos de serviços, o americano e à brasileira.
O primeiro serviço que vou descrever será o “americano”, que é aquele serviço que utilizamos sempre que o número de assentos em sua mesa é menor do que o número de convidados. Esse serviço traduz a praticidade dos americanos no momento de organizar suas confraternizações. Eu normalmente utilizo em comemorações como aniversários, natal e réveillon, onde sempre recebemos um número de convidados maior.
Nesse serviço, como normalmente o fluxo de pessoa à mesa é maior, as louças e refeições são dispostas à mesa principal, que será usada somente para servir. É importante observar uma ordem lógica na disposição dos objetos, isso evita trombadas e pequenos incidentes no momento da refeição.
Eu utilizo a seguinte ordem:
Se a mesa for bem grande, o anfitrião poderá dispor os objetos e travessas de maneira circular, como ocorre em restaurantes self-service.
Nesse serviço os convidados se servem e acomodam em local que sentir mais confortável, normalmente em uma mesa auxiliar ou até mesmo no sofá. É importante lembrar que não poderá sentar-se à mesa, para não atrapalhar o serviço.
Costumo montar uma mesa auxiliar com as bebidas, copos e guardanapos, assim o anfitrião ficará mais a vontade para receber e interagir com os convidados.
Já o serviço “à brasileira” é aquele que as travessas com refeições ficam dispostas à mesa onde ocorrerá à refeição. É um serviço bem informal, que deve ser servido normalmente para familiares e amigos íntimos.
Eu costumo utilizar esse serviço em jantares com meu marido ou com poucos convidados.
Não é muito pratico quando recebemos muitos convidados, principalmente quando pensamos no conforto deles, pois nesse serviço é comum aqueles esbarrões quando alguém precisa servir algo, até mesmo derrubando bebidas e comidas sobre a mesa.
Quando o anfitrião resolver utilizar o serviço “à brasileira”, ele deve montar a mesa com pratos, talheres, guardanapos e copos dispostos à mesa, marcando os lugares, e prontos para servir. Não tem necessidade de serviço de garçom.
Nesse serviço o anfitrião também fica mais a vontade para conversar e receber bem seus convidados.
Na verdade, cada pessoa sabe como seus convidados estarão mais a vontade e como servi-los melhor, mas essas dicas poderão auxilia-los na praticidade da organização de um jantar ou evento e no conforto de seus convidados. E pensando como anfitrião, com tudo organizado podemos aproveitar o evento e curtir nossos convidados.
Espero que tenha ajudado, e na próxima publicação vou detalhar os outros tipos de serviços, para jantares formais.
Abraço e até a próxima.
Patrícia Santos


