top of page

Parto e pós-parto

O Primeiro Dia das Mães 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje a Coluna Esperando um Bebê faz uma homenagem as mamães de primeira viagem e traz oo depoimento de algumas delas sobre o que é Ser Mãe e sobre suas expectativas para o seu primeiro Dia das Mães como mãe.

 

Mas antes vamos fazer uma viagem no tempo e descobrir como surgu esta data. Segundo o site Portal da Família em http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto026.shtml:

 

"A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

 

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

 

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República". Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

 

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

 

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data."

 

E assim começamos comemorar esta linda data. Mas como diz a minha mãe (e muitas outras também): Dia das mães é todo dia.

 

E hoje eu concordo plenamente com ela. Só depois de me tornar mãe é possível comprrender com uma palavrinha tão pequena é tão significante e emocionante.

 

Ser mãe pra mim sempre foi o maior sonho,               mas só conseguir entender o que isso significa quando minha princesa nasceu. Sempre ouvimos dizer que o amor que sentimos pelo filho é tão grande que só compreendemos quando o vemos pela primeira vez. Sim, isso é a mais pura verdade. Esse amor existe, e é indescrítivel.

 

E dia 08 de maio será mais um dia especial, pois viverei a experiência de ser lembrada e parabenizada como mulher e mãe. Faço aniversário dia 11 de maio e em alguns anos caiu no dia das mães, lembro de ficar triste algumas vezes pois se comemorava o dia das mães e poucos lembravam do meu aniversário, agora serei lembrada sempre. E mais em breve abraçada pelo ser mais importante do meu viver: minha filha.

 

Vejamos o que algumas mamães têm a dizer sobre isto:

 

Jaquely Lemos: Ser mãe para mim é entender o amor incondicional, que é o amor que eu sinto por Enzo. Minha perspectiva é que neste dia eu me sinta muito especial pelo fato de ter tido a oportunidade de ser mãe, porque é algo/experiência maravilhosa que infelizmente nem todas podem ter. ❤❤❤❤

 

Aline Botelho: Ser mãe pra mim é uma mistura de sentimentos muito profundos...principalmente porque sou mãe de uma prematura... mistura de medo, insegurança, muito amor... eh ver a mão de Deus em cada detalhe... é me sentir realizada e muito feliz, apesar das noites mal dormidas, do cansaço. ser mãe é amar sem limites...Primeiro dia das mães pra mim será inesquecível... pois minha bebê nasceu com 36 semanas, pois eu não tinha mais líquido... e o diagnóstico era sofrimento fetal agudo e não estava desenvolvendo...fui preparada pra tudo no dia do parto... eu esperava não ouvir ela chorar ao nascer, achei q nasceria fraca, que ficaria na encubadora, que não iria para o quarto comigo e talvez nem recebesse alta junto comigo...porém Deus é Fiel... e ouviu todas as orações... e Julia Maria nasceu chorandoo forteeee... muito espertaaaa... com todos os reflexos bons...APGAR 09/10, 41cm, 2040grs... (baixou um pouco depois o peso porque desincha) mas foi para o quarto comigo e recebeu alta junto comigo... e está aqui em casa super esperta e desenvolvendo... portanto esse dia das mães sera comemorado com grande Louvor... minha pequena é abençoada por Deus e esse é e será o meu grande testemunho do poder de Deus... ❤❤❤❤

 

Lorena Noiva: Ser mãe é o melhor papel que Deus deu para mulher desempenhar aqui na terra. É sublime; desafiador e envolve muito amor e dedicação. Minha perspectiva para meu primeiro dia das mães é a melhor possível. Ano passado exatamente em maio eu descobri que seria mãe. Estava triste porquê fui mandada embora do emprego, mas feliz pela descoberta. Um ano depois com minha filha nos meus braços, eu me sinto realizada e feliz. Minha vida nunca mais será a mesma e me sinto especial por ser mãe. ❤❤❤❤

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alessandra Pacheco: Ser mãe é algo sublime É amar alguém mais que nós mesmo. É abdicar de noites de sono, é não ter tempo pra nada mas mesmo assim não se importa com isso... Ser mãe é a melhor coisa que pode acontecer na vida de uma mulher... Meu primeiro dia das mães só espero que seja um dia repleto de alegria do lado das pessoas mais importantes da minha vida "minha familia". ❤❤❤❤

 

Quézia Mota: Ser mãe. Difícil de explicar. Foi uma decisão até fácil; nunca imaginei que nasceria em mim a partir do dia em que senti que estava esperando um bebê, um sentimento tão...gostoso, saberia a partir de então o que é amor de verdade. Acho que sentir o bebê crescer dentro da gente, saber que ele, no meu caso ela, vai ser tão dependente, pequena e indefesa...Todas essas fragilidades fazem a mamãe se tornar a leoa que todos falam. Acho que esse meu primeiro dia das mães será perfeito. Não precisa de mais nada...a final meu presente chegou antecipado dia 14/02/16, desde então todos os dias ganho presentes, cada novidade que a Letícia faz...Não tem preço...e agora ela está sorrindo..."Que delícia" Nunca imaginei que seria tão inexplicável esse amor de mãe. ❤❤❤❤ 

 

Márika Keller: Ser mãe é conseguir amar um ser antes mesmo de conhecer. É sentir que o amor pode ser multiplicado, e ser capaz de amar outra pessoa mais do que nós mesmo. O meu primeiro dia das mães, foi o ano passado. Minha filha nasceu 5 dias antes. Então este ano terei meu segundo dia das mães. Criei uma expectativa enorme pra dizer que o dia das mães "é lindo e blá blá blá". Mas na realidade: "não senti nada de emoção". Fiquei frustada! Foi um dia terrível, passei a madrugada amamentando, seios feridos e sangrando. Isso jamais será uma queixa, serei eternamente grata a Deus pela oportunidade de ser mãe, e pela filha maravilhosa que eu tenho. Mas não é por isso que vou "florir" dizendo que foi diferente. Achei que seria melhor do que fazer aniversário. Ou talvez minha ficha ainda não tinha caído. Entretanto esse ano vai ser melhor. Vou estar abrindo presentes da Luiza (festinha dela será sábado). Sempre gostei de ganhar presentes, mas a maternidade me ensinou que ver minha filha sendo presenteada é muito mais emocionante! ❤❤❤❤

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lindo não é? Ser mãe é realmente emocionante. Apesar das noites sem dormi e de todo o cansaço do dia a dia, ver o sorriso do seu filho/filha é a melhor recompensa e a maior alegria. 

 

 

Se você também compartilha desta benção deixe seu comentário e FELIZ DIA DAS MÃES.

 

 

 

 

Fabrinne Apolonio

 

© 2016 por Uai Divas

bottom of page